Estrogonoff Vegetal com PTS Califórnia.

Uma receita bastante parecida com a que conhecemos hoje  à base de pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal, já era preparada na Rússia czarista do século XIX. Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família russa Stroganov, cuja origem é anterior ao ano 150. A receita virou febre nacional e era servida nas cortes e muito apreciada pelas famílias mais pobres que quando tinham carne, inventavam uma maneira de aumentar a porção, inserindo pequenos pedaços em molhos de tomates ou de leite.

Elena Molokhovets, uma conhecida chef de cozinha russa, mostrou, em seu livro Um presente para jovens donas de casa (em russo Подарок молодым хозяйкам), a primeira receita conhecida para Govjadina po-strogonovski, s gorchitseju (“Estrogonofe de carne com mostarda”) que consistia de cubos empanados de carne num molho de mostarda e um caldo de legumes (bouillon) finalizado com uma pequena porção de creme azedo (sour cream), sem cebolas ou cogumelos adicionados a receita.

Uma receita de 1912 adicionou cebolas, e extrato de tomate sendo servida também com batatas-palito, que são consideradas uma tradicional “decoração” para comida na Russia. A versão dada em 1938 na Larousse gastronomique incluia bife em tiras e cebolas, com mostarda ou extrato de tomate opcionais.

Abaixo a receita de estrogonofe vegetariano, mas com muito sabor

  • 2 xícaras de PVT (Proteína Vegetal Texturizada) em formato graúdo
  • 1/2 xícara de shoyo
  • 4 colheres de sopa de alho picado
  • 1 pimenta malagueta picada sem sementes
  • 1 cebola picada
  • 1 lata de creme de leite (ou creme de soja, como preferir)
  • 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon (de preferência, por ser mais forte)
  • 2 colheres de sopa de catchup
  • Cebolinha picada
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de óleo de soja
  • Tomilho

     Passo a passo!

  1. Primeiro, prepare a PTS Califórnia Grande do sabor que você escolher e olha que tem muito, nós optamos pelo sabor PICANHA !
  2. Adicione em uma panela a PTS, o shoyo, 2 colheres de alho e cozinhe por 10 minutos, isto fará que o PTS fique muito macio.
  3. O tempo pode variar conforme o sabor escolhido
  4. O ponto ideal é quando ela está macia, porém firme
  5. Em seguida, retire do fogo e escorra a PTS
  6. Você pode utilizar a água em que ela foi cozida, apenas veja a proporção que deseja  para que seu estrogonofe não vire um sopão. Lembre-se que nesta água tem temperos do PTS
  7. Agora, vamos ao preparo final do estrogonofe
  8. Em uma panela, doure a cebola no óleo e em seguida adicione todos os outros ingredientes: 2 colheres de alho, a PVT já cozida, a cebolinha, creme de leite, mostarda, catchup e o sal.
  9. Misture bem
  10. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo
  11. Sirva com arroz e batata palha
  12. Para quem não conhece o sabor da PTS Califórnia (que é uma ótima opção),perceberá pouca diferença quanto ao sabor do estrogonofe comum.

Bom apetite! E mande suas sugestões de pratos que você quer ver aqui!

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping