Veneno na mesa! Você sabe o que esta comendo?

Desde 2008 o Brasil lidera a lista dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo. O país é o segundo maior produtor de transgênicos do planeta.  Matéria publicada em 2011 pelo  Prof Jean Remy Davée Guimarães Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

“Em rápida consulta ao site da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, descobri: em 2008, a produção sul-americana de grãos foi de 136 milhões de toneladas. De fato, dá para fazer muita papinha. Mas a norte-americana, no mesmo período, foi de 453 milhões de toneladas; a europeia, 478 milhões; e a asiática, 945 milhões. Não lhes parece desproporcional estar no pódio do consumo de agrotóxicos para uma fatia relativamente pequena da produção global? É estranho. Também achei notável que um fato tão relevante como esse – de passar ao topo da lista – tenha tido tão pouco destaque na imprensa.”

Pasmem de lá para cá quase nada mudou, as multinacionais tem um lobe significativo e o governo promete, mas não quebra este comércio de veneno a céu aberto e que vai parar na sua mesa.

Desde o início dos estudos, em 2008, seis pesticidas foram banidos e dois foram autorizados a permanecer no mercado sob algumas restrições. Resta a conclusão dos estudos de outras seis substâncias – dentre elas o carbofurano. O glifosato, usado para proteger lavouras de milho e pasto, e que no ano passado foi considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde, também está nesta lista que aguarda conclusões.

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping